sábado, 2 de janeiro de 2016

As representações de um refúgio - exposição de Rafaela Nunes

Letícia de Melo| Licenciada em Artes e Humanidades com major em Historia de Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Mestranda em Crítica Curadoria e Teorias da Arte pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Trabalha como curadora independente, idealizadora da Incubadora de Artistas.



Rafaela Nunes  é uma jovem artista com quem tenho o prazer de trabalhar desde 2013. No conjunto do seu trabalho mostra grande capacidade poética tanto quanto sintética, ao reproduzir abstracionismos visuais, para onde somos sugados instantaneamente.  

Refúgio, sua primeira exposição individual onde fiz a curadoria, esteve patente entre 17 de Abril a 1 de Maio de 2015, na galeria da Incubadora de Artistas na Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul, Rafaela apresentou aproximadamente 20 obras, entre desenhos e pinturas, a artista também concebeu para a exposição um site-specific. 

Imagem de divulgação da exposição.



As obras tentam aproximar os estágios de uma partida; os possíveis  ideais de solidão, caminhos que devem ser percorridos apenas em nossa própria companhia. Ao findar esta jornada individual pela busca de respostas, o que apenas queremos é um lugar seguro, tranquilo e isolado de tudo - Um refúgio onde possamos processar o que a nossa alma apropriou-se e levará por toda vida. 

Esta quase utópica viagem que leva a não-lugares, Rafaela conhece muito bem, na capacidade mimética de reproduzir o conhecido e transportar o nosso olhar para o domínio da
 mancha, o traço, a linha, que a domina. As obras são uma espécie de tentativa de mapeamento destes refúgios: a casa, a cabana na floresta, a bóia ao mar... onde o espectador coloca-se no papel do viajante em fuga, já não mais desejoso em partir, mas ansioso em chegar.






Fotos da exposição.




Sem comentários:

Enviar um comentário