quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Today, they go to a designer and say ...

“Today, they go to a designer and say, these are our objective, this is the vernacular we hope to use, these are the key elements to be expressed” Milton Glaser

O processo de trabalho de um designer transformou-se a partir do final do século XX. Onde antes o designer tinha um maior poder e liberdade para experimentar e criar, este vê-se agora revogado e limitado na sua escolha e execução de metodologias e abordagens. Por outras palavras, os objetivos de um designer e a sua finalidade passaram a estar ao serviço do grande capital e da nova ciência do marketing. Desta forma a sua profissão é sintetizada, sendo ignorados ou menosprezados os aspectos que definem o processo criativo no design e tudo aquilo que este comporta.
Nos anos sessenta e setenta, durante a guerra fria, grande parte dos designers europeus e americanos trabalhavam assentes num “casulo de regras”, que controlava de forma repetitiva e limitativa a comunicação visual. Eram assumidos cânones matemático-racionais, onde se baseava e estruturava o então muito utilizado estilo internacional. Deste modo Milton Glaser, foi um dos que contornou esse facto e alterou o sistema visual e estético através do seu trabalho, tendo como referências, anteriores movimentos humanistas, que se baseavam muito nos trabalhos manuais e decorativos, as revoluções anti bélicas (do movimento flower power) assim como o movimento do psicadelismo, associado às drogas. Era uma geração rebelde de estilos antigos e anti materialista, que pretendia de alguma maneira reformular a história. Enquanto no pós-modernismo surgiu uma vaga revolucionária de ideias que deram oportunidade a novas linguagens que pluralizaram a comunicação visual, hoje, em contrapartida, a relação mudou quanto à abordagem de trabalho entre designer e cliente. Actualmente este modo estratégico não acontece, porque à priori a forma já está muitas vezes definida e a maioria dos designers não intervêm no total processo criativo do projecto.
Em suma é o actual e desenfreado sistema capitalista que cria este cada vez maior desequilíbrio entre aquilo que se espera do design e do que aquilo que é na realidade.

Referência:.

http://www.eyemagazine.com/feature/article/reputations-milton-glaser

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